Participação especial Karla Demarchi
Local: Memorial Attilio Fontana
Rua Romano Ancelmo Fontana, 675 - Concórdia/SC
Informações: 49.3444.0314
Histórias resgatando Memórias...
O que é a memória? Pode ser algo bem antigo, que faz chorar, que faz rir, que vale ouro, que é quente...
Quando uma velha senhora recebe de um menino presentes 'maravilhosos', cada um deles lhe devolve as memórias de belas histórias.
Este espetáculo fala do tempo cronológico, da infância e velhice, e do tempo psicológico, da memória e fantasia. Fala sobre como todos nós já fomos crianças um dia e que, provavelmente, seremos velhos também. Une com delicadeza dois extremos da vida: a criança e o velho.
Local: Memorial Attilio Fontana
Horário: 16:00 horas
Data: 31/10/09 - sábado
Contadores de Histórias: Tito Ferraro e Karen Auler
Sábado tem História: “Com Ruth Rocha na Ciranda de Contos”
Uma viagem encantadora pelas histórias de Ruth Rocha, levando até mesmo os “pequeninos” a uma leve reflexão entre a fantasia e a realidade social.
Contadora de Histórias: Silvana Peruzzo, participação especial de Vânia Peruzzo
DATA: 26/09 (Sábado)
LOCAL: Memorial Attílio Fontana
HORÁRIO: 16h
Gratuito
3ª Primavera dos Museus
Local: Memorial Attilio Fontana
A 3ª Primavera dos Museus - Iniciativa do Ibram, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, com edição anual, tem como objetivo sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. Na 3ª edição da Primavera dos Museus o Memorial Attilio Fontana organiza uma programação que reflita o papel dos museus como espaços de valorização da diversidade cultural e do direito à memória, reconhecendo a cultura como um direito humano, expresso nos modos de vida, motivações, crenças religiosas, valores, práticas, rituais e identidades.
Dia 24/09, às 14h - Apresentação "Cotidiano, Museu, Patrimônio - reflexões de processos de construção da memória social" com a historiadora Sandra Mara Roman (especialista em História, Museologia e Turismo)
Local: Espaço Multiuso SESC Concórdia - Rua Marechal Deodoro, 352 - Concórdia/SC
Dia 25/09, às 14h - Apresentação "Mulher: força atuante (1945-1990)" com a historiadora Cleonice Bison (professora, especialista em História e Geografia do sul do Brasil)
Local: Memorial Attilio Fontana
às 19h30 - Apresentação "A Destituição do Poder Familiar em Concórdia/SC - condicionantes e políticas públicas" com a assistente social Ignez Busnello Durgante (mestranda em Gestão de Políticas Públicas)
Local: Memorial Attilio Fontana.
Dia 26/09, às 16h - Contação de História, espetáculo "Com Ruth Rocha na ciranda de contos" apresentação da contadora Silvana Peruzzo integrante do Núcleo de Contadores de História "Uma História Puxa a Outra" e participação especial de Vânia Peruzzo
Local: Memorial Attilio Fontana.
Dia 27/09, às 16h - Ensaio Aberto - Espetáculo Musical com alunos do Curso Livre de Música do SESC Concórdia, coordenado pelo músico Ediee Rigotti Júnior
Local: Memorial Attilio Fontana
Entrada Franca
Viaje com a imaginação por alguns lugares do planeta.
Lendas Japonesas, mitos Gregos, dragões, príncipes, princesas e muito mais.
Contador de Histórias: Tito
Participação especial: Mariazinha.
Local: Memorial Attilio Fontana
Data: 29/08/09
Horário: 16:00 horas
Idade: A partir de 05 anos.
Histórias de um autor muito maluquinho!!!
Era uma vez, um senhor muito maluquinho, que inventou o “Menino Maluquinho” e muitas outras histórias maluquinhas... Puxa, que maluquice... Esse homem-menino é chamado Ziraldo e está sempre criando histórias divertidas para encantar pequenos e grandes. Se você quiser conhecer personagens bem maluquinhos do escritor Ziraldo, sábado tem história! Vem!
Contadora de Histórias: Karen Auler – Núcleo de Contadores de Histórias “Uma História Puxa a Outra”
Idade: Livre
Data: 27/06/09
Horário: 16:00h
Local: Memorial Attilio Fontana Concórdia/SC.
ENTRADA FRANCA.
Release: Num dia de muito frio, dois mascates atravessavam a praça com sua mala de novidades. Perambulavam pelas ruas e, quando viam alguém que lhes chamavam a atenção, paravam na sua frente, abriam a mala e tiravam alguma coisa lá de dentro. Podia ser um apito, uma panela, um sapato velho, um sapo de pano com a língua de fora, ou até uma história...
Com: Tito e Karen, participação especial: Maria.
Faixa etária indicada: a partir de 09 anos (3ª série)
Onde: Memorial Attilio Fontana
Quando: 30 de maio
Hora: 16:00
Entrada Franca.
Participe!!!
Projeto “Sábado tem História” apresenta o espetáculo:No Reino Dos Animais
Na floresta encantada têm animais descontentes, outros felizes.
Estão sempre tentando encontrar uma forma de viver.
No espetáculo terá histórias relacionadas ao preconceito,
incertezas e companheirismo.
Apresentação de Silvana Peruzzo e Cleucir Sulenta
(integrantes do Núcleo de Contadores de História
“Uma História Puxa a Outra”).
Indicação: três a dez anos
25 de abril de 2009 (sábado), 16h
Local: Memorial Attilio Fontana
Rua Romano Ancelmo Fontana, 675
Concórdia – SC
(49) 3444.0314 ou 3442.0303
Gratuito
Nos próximos dias 18 e 19 de abril/2009, o Núcleo de Contadores De Histórias "Uma História Puxa a Outra" estará se apresentando em Jaraguá do Sul, no Projeto do SESC Jaraguá do Sul Baú de Histórias Permanente:
18 e 19/04 Sábado e Domingo 16 horas Baú de Histórias Permanente: História e poesia com Ana Maria , com o Grupo de Contadores de Histórias "Uma história puxa a outra", de Concórdia/SC. Duração: 35 minutos.
18/04 Sábado 20 horas Espetáculo Teatral Adulto: Histórias que valem uma vida - contos das mil e uma noites . Grupo de Contadores de Histórias " Uma história puxa a outra", de Concórdia/SC. (Duração: 35 minutos). Espetáculo Adulto.
Release:
Este espetáculo é baseado nos contos das Mil e Uma Noites.
“As mil e uma noites” é o mais fantástico reservatório de histórias que existe no mundo, inventadas e preservadas pela tradição oral dos povos da Índia e posteriormente da Pérsia, fonte da qual os escritores tem bebido incansavelmente através dos tempos.
Cada conto tem o objetivo de evitar por mais um dia a morte de Sherazade, pena à qual ela está condenada por ter se casado com o cruel sultão Chariar. Conta-se que o sultão, extremamente cruel e movido pelo ódio às mulheres, tinha a cada noite uma companhia feminina diferente. Depois de usufruir de todos os prazeres que uma mulher pode proporcionar, executava sem piedade sua amante marcada para morrer. Mas com Sherazade, sua morte já está traçada ou um novo desenlace pode ocorrer?
Espetáculo adulto
Grupo de contadores de histórias “Uma história puxa a outra” Cleucir, Karen, Silvana, Tito.
Projeto Palavra's
Data: 09/04/09
Hora: 20:30
Dia: 27/03.
Início: 20 Hs.
Evento: Tecendo o Riso. Lançamento do projeto Casa do Teatro Vivo, em comemoração ao dia internacional do Teatro.
Grupos Participantes:
Carretel da Centopéia;
Cronópios;
Desvio do Septo;
Grupo Teatral Piliquinha;
Movimento em cena;
Oficina de teatro da FMC;
Núcleo de contadores de história Uma História Puxa Outra.
Ingressos: Entrada Gratuita.
Local: Teatro Municipal Maria Luiza de Matos - Fundação Municipal de Cultura.
Fonte - sites:
http://www.agendaculturalconcordia.com.br/
http://www.radiorural.com.br/noticias.php?nId=leitura&idnot=1909
Espetáculo: “História e poesia com Ana Maria”
Release:
Quem nunca ouviu uma história fascinante? Daquelas que ficam grudadas no coração e que às vezes podem até mudar uma vida... Encantam tanto porque tocam em algo que só nós humanos possuímos, a imaginação. Ana Maria Machado é uma escritora brasileira premiadíssima, que escreve histórias deste tipo: que ficam grudadas no coração. Nas histórias de Ana Maria Machado, nada é impossível, são histórias poéticas e divertidas, sobre bichos e pessoas. Você é nosso convidado para o mundo encantado de Ana Maria Machado!
Espetáculo infantil: a partir de 3 anos.
Grupo de contadores de histórias “Uma história puxa a outra”: Cleucir, Karen, Silvana, Tito.
Data: 28/03/09
Horário: 17:00 horas
Release:
Este espetáculo é baseado nos contos das mil e uma noites. “As mil e uma noites” é o mais fantástico reservatório de histórias que existe no mundo, inventadas e preservadas pela tradição oral dos povos da Índia e posteriormente da Pérsia, fonte da qual os escritores tem bebido incansavelmente através dos tempos.
Cada conto tem o objetivo de evitar por mais um dia a morte de Sherazade, pena à qual ela está condenada por ter se casado com o cruel sultão Chariar. Conta-se que o sultão, extremamente cruel e movido pelo ódio às mulheres, tinha a cada noite uma companhia feminina diferente. Depois de usufruir de todos os prazeres que uma mulher pode proporcionar, executava sem piedade sua amante marcada para morrer. O terror se espalhou pelo reino, toda noite a filha de algum súdito conhecia a morte. Sherazade, com uma estratégia hábil e ao mesmo tempo sutil, conseguiu o impossível: remover do coração do sultão todo o ódio e amargura que o corroíam. Seduziu seu carrasco com uma história que se iniciou numa noite e foi sendo recriada outras mil vezes, em que cada conto termina com uma deixa que o liga ao seguinte. Querendo conhecer o desenlace das tramas, o sultão poupava Sherazade sempre para a madrugada seguinte. Assim como nós, ela conseguia adiar sua morte. No milésimo primeiro dia, o sultão descobriu que amava aquela mulher, revelando o poder da palavra.
Espetáculo para público adulto.
Release:
Quem nunca ouviu uma história fascinante? Daquelas que ficam grudadas no coração e que às vezes podem até mudar uma vida... Encantam tanto porque tocam em algo que só nós humanos possuímos, a imaginação. Ana Maria Machado é uma escritora brasileira premiadíssima, que escreve histórias deste tipo: que ficam grudadas no coração. Nas histórias de Ana Maria Machado, nada é impossível, são histórias poéticas e divertidas, sobre bichos e pessoas. Você é nosso convidado para o mundo encantado de Ana Maria Machado!
Espetáculo infantil: a partir de 3 anos.
III Maratona de Contos de Concórdia - 12 a 16 de maio de 2008
Programação reúne contação de histórias e atividades culturais.
Entre os dias 12 e 16 de maio de 2008, o Serviço Social do Comércio (SESC) de Concórdia, promoveu a IIIª Maratona de Contos. O projeto tem como principal objetivo o incentivo à leitura, à oralidade e à expressividade.
Conforme Lariessa Soligo da Campo, técnica de cultura da unidade, “a atividade é um momento de grande efervescência cultural”. A idéia é simples: em um único espaço, vários contadores de histórias utilizam-se das técnicas de uma das mais antigas formas de arte do mundo – a narrativa – para encantar crianças, jovens e adultos.
A programação do evento contou ainda com diversas atividades como oficinas, apresentações de curta-metragens e muitas histórias.
Confira abaixo a programação completa do evento:
Local: Fundação Municipal de Cultura
12, 13, 14 e 16 de maio – Mostra Literária Estoriólas e Viandeiros, Varal Literário, Sessões de Cinema de Curtas-metragem
Local: Sesc Concórdia
15 de maio – Apresentações de Espetáculos – Maratona:
08h30 – Espetáculo: “O Contador de Histórias” com Sérgio Bello.
09h30 – Espetáculo: “Contos que não acabam no fim... Histórias de Nasrudim” com Tito Ferraro, e Karen Auler, integrantes do Núcleo de Contadores de Histórias ‘Uma história puxa a outra’.
10h30 – Espetáculo: “No Reino dos Animais” com Silvana Masiero e Cleocir Sulenta, integrantes do Núcleo de Contadores de Histórias ‘Uma história puxa a outra’.
14h – “Engenho de Histórias de dona Passa” com Renata Ferreira da Silva.
15h – “Contos que não acabam no fim... Histórias de Nasrudim” com Tito Ferraro e Karen Auler, integrantes do Núcleo de Contadores de Histórias ‘Uma história puxa a outra’.
16h – No Reino dos Animais” com Silvana Masiero e Cleocir Sulenta, integrantes do Núcleo de Contadores de Histórias ‘Uma história puxa a outra’.
19h30 – Ritmo dissoluto, com Renata Gaertner.
Intervenções poéticas com Marcos Terras (Idealizador do Projeto Palavra’s).
20h30 – Mesa Redonda com Renata Ferreira, Sérgio Bello, e representantes dos projetos: Núcleo de Contadores de Histórias ‘Uma história puxa a outra’, Clube do Livro, ConVerso.
Release: Em algum lugar na floresta encantada, alguns animais estão descontentes. Querem mudar seu jeito de ser, buscam encontrar uma nova forma de viver. Histórias como: O GATO QUE QUERIA SER TIGRE, O LEÃO DOENTE, O NOME FAZ O BICHO entre outras. Relacionam: preconceito, incertezas, companheirismo, união e conflitos internos. É de fácil compreensão sendo que crianças de três a dez anos terão maior interesse
Release: Num dia de muito frio, três mascates atravessavam a praça com sua mala de novidades. Perambulavam pelas ruas e, quando viam alguém que lhes chamavam a atenção, paravam na sua frente, abriam a mala e tiravam alguma coisa lá de dentro. Podia ser um apito, uma panela, um sapato velho, um sapo de pano com a língua de fora, ou até uma história...
Faixa etária: a partir de 09 anos (3ª série)
Contadora de Histórias: Karen Angélica Seitenfus Auler. Participação especial: Nicholas Ramon Auler.
Espetáculo livre para todas as faixas etárias.
07 de junho de 2008
"O SENHOR QUE CONTA HISTÓRIAS"
As histórias trazem para a imaginação das pessoas respostas e um aprendizado, principalmente para as crianças, para as quais, no mundo real o simples fato de sentar e ouvir histórias possibilita mergulhar no mundo imaginário, se encantar e sonhar. É esta a intenção deste espetáculo, que tem as seguintes histórias:
O sapateiro pobre - Autor: Viale Moutinho
A dor de dente do Urso - Autora: Maria Hilda de J. Alão
O Besouro e a Joaninha - Autora: Marlene Cerviglieri
Contador de Histórias: Cleucir Sulenta.
Espetáculo livre para todas as faixas etárias.
03 de maio de 2008
"SOSAPOS"
Em todas lagoas há sapos. E coachar... E música... E também histórias...
Contador de Histórias: Tito Ferraro. Participação especial da Mariazinha.
Espetáculo livre para todas as faixas etárias.
05 de abril de 2008
"CADÊ O GALINHO?"
Saindo das pinturas fantásticas do artista Meyer Filho, um galinho vive diversas aventuras pelo mundo real (ou seria da fantasia?). Mas... cadê o galinho??? Será que sumiu? Estamos à sua procura... Você sabe onde ele está? Venha saber de suas aventuras. Vamos seguir seus passos e descobrir onde ele foi parar?
Contadores de Histórias: Cleucir Sulenta, Karen Auler, Kathia Petkov, Silvana Peruzzo e Tito Ferraro.
Espetáculo livre para todas as faixas etárias.