quarta-feira, 30 de maio de 2012

500 contos de fadas inéditos

Um novo mundo de magia veio à luz com a descoberta de 500 novos contos de fadas, que estiveram em um arquivo em Regensburg, Alemanha, há mais de 150 anos. Os contos fazem parte de uma coleção de mitos, lendas e contos de fadas, reunidas pelo historiador local Franz Xaver von Schönwerth (1810-1886) na região bávara de Oberpfalz. Von Schönwerth foi contemporâneo dos Irmãos Grimm e, como eles, trabalhou para recolher contos de fadas para as gerações futuras.

Ilustração para o conto "A Doninha", na revista Aventuras na História, ed. 106 - maio/2012

A coleção inclui um número de histórias que nunca tinham sido editadas, bem como versões bávaras de conhecidas histórias, como Rumpelstiltskin e Cinderela. Enquanto os irmãos Grimm eram conhecidos para os floreios que adicionados às histórias que recolheu, Von Schönwerth preferiu gravar as histórias com a maior precisão possível, muito pouco adicionando. Von Schönwerth foi um historiador e registrou o que ouviu fielmente, não fazendo nenhuma tentativa de colocar um brilho literárias sobre ele, que é onde difere dos irmãos Grimm. 
Von Schönwerth passou décadas pedindo a camponeses, operários e funcionários sobre os hábitos locais, tradições, costumes e história, e colocou no papel o que só tinha sido transmitido de boca em boca. Esta gravação factual contribuem para o charme e autenticidade do material. Não há romantização ou tentativa de Schönwerth para interpretar ou desenvolver seu próprio estilo.
A curadora do material referente ao pesquisador, Erika Eichenseer, diz que os contos de fadas não são para crianças sozinhas. "Seu principal objetivo era ajudar os jovens adultos no seu caminho para a vida adulta, mostrando-lhes que perigos e desafios podem ser superados através da virtude, a prudência ea coragem."
Confira reportagem na revista "Aventuras na História" que também relata três dos contos, acessando o link:
500 contos de fadas inéditos

Veja também: descobertos 500 contos de fadas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Festival de Teatro Tecendo o Riso

Dia 23 de maio inicia o Festival Tecendo o Riso, em Concórdia/SC!

Confira a programação e prestigie! É GRATUITO!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Projeto Palavra's: Noite Maldita!

O Projeto Palavra´s repete a dose de 2011 e lhe convida para participar da II Noite Maldita.
Neste dia 11 de maio (excepcionalmente sexta), às 23h59, venha ao Café do Memorial Attilio Fontana saborear poemas e textos da madrugada.
Acompanhamento musical do grupo Acoustic Box.
*Impróprio para menores de 16 anos.

Acesse também:
http://projetopalavras.blogspot.com
http://facebook.com/projeto.palavras
http://twitter.com/ProjetoPalavras