ESPETÁCULO: "BRUXAS GÊMEAS" SINOPSE: O texto “Bruxas Gêmeas” escrito por Franklin Cascaes, relata um fato curioso que ocorre com uma família da ilha de Santa Catarina. Em meio a bruxismo, fantasias e crenças nascem “Santa e Benta” duas irmãs gêmeas, 7ª e 8ª filha do casal. Fato que para a época requeria algumas precauções.
A história é instigante e mesmo com um ar de suspense ela é muito engraçada. Local: Memorial Attilio Fontana Duração: 30 min Classificação: livre Contadoras: Silvana Peruzzo e Vânia Peruzzo Data: 27 de novembro de 2010 Horário: 16:00 horas Público: livre para todas as idades
Os contadores de histórias participaram da mostra cultural das Escolas de Alto Bela Vista, SC, apresentando contação de histórias na abertura do evento. Aconteceu no dia 12 de novembro, às 13:30 horas, no ginásio da escola estadual.
Uma história fala ao coração, ao mesmo tempo em que proporciona prazer e encantamento.
Os Contadores de Histórias estão dispostos a compartilhar com todas as pessoas o mundo maravilhoso das histórias. Convidamos você para se encantar, se emocionar, se divertir, recordar...Entre nessa magia!
Grupo: Núcleo de contadores “Uma História Puxa a Outra”
Sábado, dia 30 de outubro
Local: Memorial Attilio Fontana
Hora: 16h
Classificação: livre
Os Contadores de Histórias "Uma História puxa a Outra" participaram da semana da biblioteca e da leitura no SENAI - Concórdia , no dia 22/10/2010, com uma apresentação matutina e uma vespertina. A apresentação trouxe histórias sobre questão ambiental e sustentabilidade, relacionadas ao tema da semana, que foi Biodiversidade.
O Núcleo de Contadores de Histórias “Uma História puxa a Outra” participou da I mini feira solidária do livro, com uma apresentação de contação de histórias.
A I Mini Feira Solidária do Livro foi organizada pelo grupo de jornalistas profissionais de Concórdia, denominado Filhos da Pauta. O evento aconteceu na praça Dogello Goss, das 10h às 16h do sábado dia 09/10/2010. Durante todo o Sábado foram realizadas diversas apresentações culturais, entre elas a contação de histórias, às 13:30 horas.
A feira foi realizada na casa da praça e também teve algumas atrações diferenciadas, como exposição de coleções e pescaria de livros.
A parte solidária do evento, que não teve fim lucrativo, foi a arrecadação de livros, antes e durante a feira para posterior doação em entidades beneficentes de Concórdia, especialmente para as crianças.
Os escritores/organizadores convidados foram Arlindo Zuchello, César Luiz Pichetti, Gilmar Monticelli, Leandro Ramires, Marcos Feijó e Noé de Vargas.
O Núcleo de Contadores de Histórias "Uma História Puxa a Outra" participou da Maratona de Contos em Xanxerê. O evento ocorreu no dia 08 de outubro de 2010, das 09:00 às 22:00 horas, no auditório do Costa e Silva, SESC Xanxerê. A Maratona contou também com a presença do contador Sérgio Bello - Florianópolis e de vários contadores de Histórias, de Xanxerê, e cidades próximas.
Sinopse: Há muito tempo, querendo mudar o mundo e melhorar a vida das pessoas, um homem levou até a praça seu banquinho e lá sentou para contar belas e variadas histórias. Hoje, seu exemplo é seguido pelos contadores de histórias que, sentados em seus banquinhos, compartilham histórias de todos os tipos e para qualquer idade... As histórias atravessaram eras e continentes, e este velho homem, com seu desejo de mudar o mundo, ainda vive em cada pessoa que conta uma história, repartindo o alimento do sonho e da imaginação. Com: Núcleo de contadores de histórias "Uma história puxa a outra"
DIA 25 DE SETEMBRO - NO MUNDO SESC
Excepcionalmente na Praça Dogello Goss, às 16h Duração: 45 minutos Livre para todos os públicos. Participe!
Assombração, Cuca, fantasma! Todos nós temos medo do inexplicável, daquilo que não entendemos. Mas, o importante é vencer nossos medos. Todos? Bem, todos não, quase todos...
Contadora de Histórias: Mariazinha.Participação Especial: Tito Ferraro. Classificação: a partir de 5 anos. Local: Memorial Attilio Fontana. Data: 28/08/2010. Horário: 16:00 horas
Espetáculo: Cantando e encantando com cantigas de roda Sinopse: O espetáculo traz à lembrança as inesquecíveis cantigas de roda que, no decorrer da contação, serão narradas, cantadas e dramatizadas. De forma dinâmica, busca-se o envolvimento tanto do público adulto quanto do infantil. Para uns através das recordações, para outros através da imaginação, da fantasia e do próprio encanto proporcionado pela música e pela brincadeira.
Contadora: Silvana Peruzzo Duração: 40 minutos Classificação: a partir dos 6 anos
Local: Memorial Attilio Fontana Data: 31 de julho Horário: 16 horas
V Maratona de Contos: História e Magia no Universo Infantil
08/06/2010
Local: Escola Estadual de Educação Básica Prof. Olavo Cecco Rigon
Rua Lauro Muller, 21 - Centro.
8h30 - Abertura da programação da V Maratona de Contos - História e Magia no Universo Infantil - SESC Concórdia.
- Espetáculo: Um rio de histórias.
Contadora: Rita Baratieri (Joaçaba-SC)
Faixa etária: 3 a 12 anos.
Duração: 40 minutos.
9h30 - Filme: Kirikou: os animais selvagens, 71 minutos
13h30 - Espetáculo: Sosapos
Contador: Tito Ferraro, com participação de Mariazinha
Faixa etária: Livre
Duração: 45 minutos
14h30 - Espetáculo: O reino que eu quero.
Contadora: Rita Baratieri (Joaçaba-SC)
Faixa etária: 5 a 12 anos.
Duração: 35 minutos.
15h30 - Poesia e música infantil - Ediee e Renata
16h30 - Espetáculo: Entre o céu e a terra, há uma alma indígena
Contador: Cleucir Sulenta
Faixa etária: 10 a 12 anos
Duração: 40 minutos.
17h30 - Abre-te livro e visitas guiadas à Biblioteca SESC, com a Vovó Carola.
09/06/2010:
8h às 18h - "Maratoninha - Costurando Histórias na Casa do Conto"
Inscrições abertas para interessados em contar histórias na Central de Atendimentos: 3442 0303.
13h30 - Histórias da Tia Li
Faixa etária: Livre
Duração: 35 minutos
14h30 - Histórias da Tia Li
Faixa etária: Livre
Duração: 35 minutos
16h30 - O Contador de História (Florianópolis-SC)
Faixa etária: 5 a 65 anos.
Duração:1 hora.
10/06/2010:
Local: Escola Estadual de Educação Básica Prof. Olavo Cecco Rigon
Rua Lauro Muller, 21 - Centro.
8h às 12h - Oficina Formação de Contadores de Histórias - 2ª etapa.
Ministrantes: Julião Ayrton Ribas Goulart e Milka Lorena Plaza Carvajal.
Conteúdo: Exercício de Coordenação Motora, uso do microfone.
13h30 - Ediee e Renata - Poesia e música Infantil.
14h30 - Espetáculo: Contos de Fadas que você ainda não conhecia...
Contadora: Karen Auler
Faixa etária: a partir dos 6 anos.
Duração: 45 minutos.
15h30 - O Contador de História (Florianópolis-SC)
Faixa etária: 5 a 65 anos.
Duração:1 hora.
11/06/2010
8h30 - Contação de história com Prof. Valcíria Licks
9h30 - Filme: Kirikú e a Feiticeira, 71 minutos.
- Conversa com Prof. Valcíria Licks.
10h30 - Espetáculo: "com Ruth Rocha na ciranda de contos"
Contadoras: Silvana Peruzzo e Vânia Peruzzo.
Faixa etária: a partir dos 6 anos.
Duração: 40 minutos
13h30 - Histórias da Tia Li
Faixa etária: Livre
Duração: 35 minutos
14h30 - Histórias da Tia Li
Faixa etária: Livre
Duração: 35 minutos
15h - Poesia Infantil - Marcos Terras
15h20 - Espetáculo: "Contando e encantando com cantigas de roda"
Contadoras: Vânia Peruzzo e Silvana Peruzzo
Faixa etária: a partir dos 6 anos
Duração: 40 minutos
16h - Ediee e Renata - Poesia e música Infantil.
17h30 - Abre-te livro e visitas guiadas à Biblioteca SESC, com a Vovó Carola.
12/06/2010
14h e 16h (duas sessões) - Baú de Histórias
Espetáculo: O Sonho de Natanael
Contadores: Cirquinho do Revirado (Criciúma - SC)
Faixa etária: 5 a 12 anos.
Duração: 40 minutos.
LOCAL: Praça Dogello Goss
Caso haja chuva, será na Escola Estadual Básica Prof. Olavo Cecco Rigon
Rua Lauro Muller, 21 - Centro.
"Entre o Céu e a Terra, há uma alma indígena" O espetáculo traz histórias dos povos indígenas do Brasil, lendas e mitos, como: - "A Terra da Cocanha", contada pelos índios Ofaié-chavante no Mato Grosso do Sul, à margem direita do Rio Paraná entre os rios Verde e Taquarussu; - "A reconquista do dia", contada pelos índios Kamayurá do Alto Xingú; - "Por que no céu há tantas estrelas?", contada pelos índios karajá do Tocantins-Xingu. Histórias pesquisadas pelo escritor Leonardo Boff, que se encontram no livro "O casamento entre o Céu e a Terra". Crianças de 8 a 12 anos irão mergulhar na Floresta Amazônica, através da imaginação. Este espetáculo despertará o interesse em conhecer melhor a crença indígena das mais variadas aldeias. Participe! Esperamos você! Contador de Histórias: Cleucir Sulenta Duração: 40 minutos Local: Memorial Attilio Fontana Horário: 16:00 horas Data: 29 de maio
Sapos têm rabo? Sapo beijado vira príncipe? Sapo canta? Sapo é bonito? Sapo é esperto? Sapo sabe voar? Nossa! Quantas perguntas! Quer saber as respostas? ...Venha para o mundo da imaginação. Você vai se surpreender!
Contador: Tito, com participação da Mariazinha. O quê: Sábado Tem História Quando: Sábado, dia 24 de abril, às 16h. Onde: Memorial Attilio Fontana. Público: Livre. Realização: Núcleo de Contadores de História – Uma História Puxa a Outra, SESC e Memorial Attilio Fontana.
Integrantes do Núclo de contadores de Histórias se apresentam na Escola Básica Municipal Maria Melânia Siqueira. A apresentação ocorreu no dia 14/04/10 por conta da Semana de Leitura, que contou com uma programção especial na escola. Veja a programação da Semana da Leitura da EBM Maria Melânia Siqueira no Blog da escola, clicando no link abaixo: http://mmsiqueira.blogspot.com
“CELEBRANDO A DIFERENÇA” O espetáculo “Celebrando a Diferença” foi construído a partir de histórias que abordam com sensibilidade e delicadeza a questão da diferença. As histórias que constituem o espetáculo são três textos literários: “Como nasceu a alegria” de Rubem Alves, “Nós” de Eva Furnari e “Maria Noite, Maria Dia” de Elizabeth Maggio e/ou “Flicts”, de Ziraldo. São histórias capazes de tocar o coração do ouvinte, despertando a compreensão de que cada um é único e insubstituível e que a diferença não é defeito ou vergonha, é apenas diferença, característica individual. É a diversidade que faz com que sejamos especiais e que o mundo seja interessante.
Contadora de Histórias: Karen Angélica Seitenfus Auler
...Há textos escritos marcados pela cultura escrita e textos escritos marcados pela cultura oral. Esses últimos tentam sempre recuperar a situação do orador diante de uma platéia, o discurso falado no contato face-a-face. Textos assim, claros, diretos, concisos e dependentes da platéia (do leitor), são exatamente aqueles utilizados pelo escritor de contos populares.Além da busca da comunicação imediata, da linguagem pública e direta, da concisão e dos temas passíveis de identificação e compartilhamento, um de seus vários recursos é a narratividade.
Não por acaso, a narratividade é uma característica central do conto popular.
Através dos contos populares, chamados também de contos de encantamento, de fadas etc., temos a oportunidade de entrar em contato com temas que dizem respeito à condição humana vital e concreta, suas buscas, seus conflitos, seus paradoxos, suas transgressões e suas ambigüidades.
Na minha visão, os contos populares, independentemente de rótulos como “cultura popular”, “folclore” e outros, podem ser considerados uma excelente introdução à literatura pois nada mais fazem do que trazer ao leitor, de forma acessível e compatilhável, enredos, imagens e temas recorrentes na ficção e na poesia.
É muito bom quando alguém – principalmente se for um jovem – descobre que, além de regras, informações e lições, um livro pode abordar os temas da vida humana concreta. Terá, creio, uma boa chance de tornar-se um leitor e, mais, cheio de entusiasmo diante do que leu, indicará o texto a seus amigos, contribuindo assim para a formação de outros leitores.
(Ricardo Azevedo - Artigo: Conto popular, literatura e formação de leitores, no site: http://www.ricardoazevedo.com.br)
Núcleo de Contadores de Histórias Uma História Puxa a Outra
Somos apaixonados pela arte de contar histórias, e contamos histórias pois acreditamos que "contar histórias é doar o que se tem de melhor no coração... (Margarida Baird)"
Atualmente, nosso grupo é composto por: Cleucir, Karen, Maria, Silvana, Tito, Vania.
Sites de encanto e magia: contadores de histórias e cia...